”, Avisa. Se Ela Tem Planos De Ter Filhos?

“O pior mesmo era não saber o que viria amanhã. A dor no espírito é que me fazia mal. A imaginação fértil como teriam matado meus pais e irmãos e poderiam me matar a cada instante. Um dos menores e mais pobres países da África, Ruanda neste instante esteve entre os mais densamente povoados do continente. Lá, cada membro de uma família tinha sobrenome distinto, Como Conquistar Um Homem Casado do pai e da mãe ao visualizar na primeira vez o bebê. Pela língua nativa, kinyarwanda, o de Immaculée Ilibagiza significa “bela e brilhante de corpo e alma”.

Nascida em 1972, em Kibuye, uma província da Ruanda Ocidental, Immaculée era filha de católicos fervorosos, que faziam de tudo para poupá-la das mazelas do universo. Assim, até entrar pra a escola, não tinha consciência de que as pessoas pertenciam a grupos e raças diferentes. Jamais havia escutado frases como tutsi, hutu e twas - as tribos que povoavam tua aldeia, Mataba, e todo o país.

Advertisement

A maioria era hutu, Leitora Assistência Leitora: “Não Entendo Se Devo Aceitar O Pedido De Namoro” , tutsi, e um número insignificante, twas. Só mais tarde ela compreendeu que os colonizadores alemães - e depois os belgas, que os substituíram - tinham convertido a estrutura social recinto. A antiga monarquia de reis tutsis, que por séculos zelou pela paz e harmonia, tornara-se um sistema discriminatório de classes.

  • Video - Reconquistar a Ex
  • 9 O carinho pode esperar (Seventeen Wishes) (1993)
  • Leon Tolstoi (Ensaio A Anarquia (1900))
  • Vera Maria argumentou
  • quatro - Bebidas
  • “Só acredito analisando!”, essa é uma das frases preferidas do signo de Touro
  • sete 7 - Festas

No entanto na casa de Immaculée era contrário. Qualquer um era bem-vindo, independentemente de raça, religião ou tribo. Em conclusão, hutus e tutsis falavam o mesmo idioma e tinham toda uma história em comum. As culturas também tinham diversos pontos em comum: cantavam as mesmas canções, cultivavam a mesma terra, frequentavam as mesmas igrejas e cultuavam o mesmo Deus. Viviam nas mesmas aldeias, ruas e, de vez enquando, nas mesmas casas. Até que, na década de 1990, essa convivência pacífica foi destruída. Immaculée Ilibagiza era da tribo tutsi e tinha 22 anos quando sobreviveu a um massacre de proporções que ninguém podia prever (relembre o genocídio de 1994 no quadro abaixo).

Em plena comemoração da Páscoa, ela passava férias pela casa dos pais e viu dali sua família se isolar eternamente. Vizinhos, colegas de universidade e até amigos próximos hutus se transformaram em caçadores, treinados para matar a cada custo e torturar todos os tutsis que encontrassem pela frente. Então, conflitos étnicos ancestrais culminaram em um real holocausto que deixou quase de um milhão de mortos, em ataques de violência brutal.

A mãe de Immaculée, ❁ TOP 5 Simpatia Para Arrumar Namorado Urgente E Descomplicado , foi uma das primeiras a morrer. Ela estava escondida no quintal de uma vizinha no momento em que percebeu que alguém seria morto ali perto. Pensando se cuidar de um de seus filhos, saiu na rua gritando: “Não matem Damascene”. Entretanto ele não era a vítima, e ela passou a ser perseguida. Como Dominar Um Capricorniano? -lhe que se deste dinheiro, a deixariam em paz. Ela concordou e foi solicitar assistência a uma amiga hutu, que não só a expulsou como pediu aos assassinos que a matassem na via para que não sujassem seu quintal.

Advertisement

Outros familiares de Immaculée também foram centro de traição. Seu pai, tais como, foi solicitar ajuda a um funcionário do governo - que ele acreditava ainda ser seu amigo - para um local onde milhares de refugiados não comiam havia dias. O hutu, contudo, chamou-o de idiota e determinou os soldados arrastá-lo para fora. Foi fuzilado. Dos três irmãos, somente um sobreviveu, Aimable, que estava estudando no Senegal. Esconderijo e fuga - Immaculée conseguiu asilo pela residência de um caridoso pastor hutu.

Pra se esconder, compartilhou um anão banheiro de 1,cinco por um metro com outras 7 mulheres por noventa e um dias. Elas se comunicavam em silêncio, por sinais, e mal conseguiam se mover. Dali, escutava transmissões de rádio em que as próprias autoridades do governo declaravam: “Quando todos os tutsis estiverem mortos, será como se nunca tivessem existido”. Após seus pais e irmãos, Immaculée seria a próxima vítima. “Eram muitas vozes, diversos assassinos.

Advertisement

Hoje, vive nos EUA com o marido e os dois filhos, e direciona seus esforços à organização que montou, Fundação Ilibagiza, para amparar sobreviventes de brigas e genocídios. Também faz palestras pelo mundo contando sua experiência e exaltando tua fé - que, segundo ela, a ajudou a ultrapassar os traumas que a tragédia marcou na sua existência.

Share This Story

Get our newsletter